Como são dados os nomes aos ciclones ?

Publicado: outubro 29, 2012 em Arquivo BFC!
Tags:, , ,

Vi no: Nerdpai

Irene, Katrina, Hilda, Cleo entre outros. Você sabe como são dados esses nomes aos ciclones?

As tempestades eram batizadas com o nome do santo no dia em que o furacão/ciclone tocavam em terra. O nome de pessoas foi usado,  segundo os historiadores, por um meteorologista australiano do início do século 20, que começou a dar nomes de pessoas, de preferência de políticos que detestava.

Os meteorologistas militares dos EUA começaram a se referir aos furacões com o nome de amigas ou mulheres e, a partir de 1953, o Serviço de Meteorologia adotou formalmente nomes de mulheres para identificá-los.

Em 1979, pela primeira vez, foram utilizados nomes masculinos para furacão, selecionados pelas agências americanas. Mas atualmente quem os escolhe é um comitê da Organização Meteorológica Mundial, com sede em Genebra.

Existem seis listas com 21 nomes, de A a W, para a bacia do Atlântico e seis com 23 nomes, de A a Z, para a do Pacífico Norte-oriental (a costa americana). O uso é rotativo: os nomes utilizados em 2005 voltarão a ser usados em 2011.

No caso do Atlântico, se a quantidade de furacões em um ano superar os 21, a identificação continua adiante utilizando as letras do alfabeto grego: Alfa, Beta, Gama, Delta etc.

Semana passada o Furacão Irene bateu na costa dos EUA. Esse furacão foi o 9° esse ano. Como eu sei? A letra I é a 9° do alfabeto!

Segue a lista com os nomes de TODOS os Furacões:

 

Abraços tropicais!

Anúncios
comentários

Exercite seu ceticismo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s