Novos Dados do HadCRUT e o que disse o Sr. Al Gore em São Paulo

Publicado: setembro 30, 2012 em Arquivo BFC!
Tags:, ,
(Fonte: estadão conteúdo. 25/09/2012)
Enquanto o Sr. Al Gore se apresenta no “Global Agribussines Forum”, em São Paulo, com sua velha ladainha alarmista os termomêtros de São Paulo marcam temperaturas bastante baixas para o período do ano. Ao contrário do inverno um pouco mais quente nossa primavera começou de “bater os dentes” e a que devemos isso? A variabilidade natural do planeta é claro.
.
Maurício Porto, do blog terrorismo climático escreveu um post fresquinho comparando os argumentos de Al Gore com os ultimos dados do HadCrut. E adivinhem. Pra variar, temos tendências negativas para temperatura. Confira!
.
Caros leitores,
 
Estes dados do HadCRUT – o Padrão Ouro de medições de temperatura do IPCC – foram divulgados hoje, 29 de setembro de 2012, fornecendo as informações colhidas até o último dia do mês passado, 31 de agosto de 2012.   
 

O chavão de que o aquecimento global está produzindo as alterações climáticas e eventos climáticos mais graves simplesmente não se sustenta quando a evidência de dados é examinado – ao longo dos últimos 15 anos (180 meses até 31 de agosto de 2012), a tendência da temperatura mundial segundo o HadCRUT continua a ser de resfriamento global (-0,12 ° C por século).

 
Abaixo apresento a notícia divulgada pelo site do Estado de São Paulo, na última quinta-feira, dia 27 de setembro de 2012:
 
Al Gore diz que mudanças climáticas devem acirrar disputa por alimentos
Em São Paulo, Al Gore apresentou dados que indicam aumento nas ocorrências de calor extremo
.
(Al Gore se apresentou durante
a ‘Global Agribusiness Forum’, em São Paulo
Foto/Steve Marcus/Reuters)
Agência Brasil

São Paulo – O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore alertou nesta quarta-feira, 26, para o risco de o aquecimento global acirrar a disputa por alimentos e biocombustíveis. Durante a apresentação no Global Agribusiness Forum, realizado na capital paulista, ele ressaltou que as mudanças climáticas tendem a diminuir a produtividade de commodities agrícolas, como o milho e a soja, e provocar um acirramento sobre a sua destinação.

“Em um mundo mais quente, se nós não começarmos a agir, o conflito entre plantar milho para produzir combustível e para alimentação irá se tornar ainda mais intenso”, disse, destacando as altas nos preços dos alimentos nos últimos anos.

Gore ressaltou ainda que as alterações climáticas tendem a tornar difícil fazer previsões sobre o tempo, informações fundamentais para a agricultura. “A pertubação do ciclo biológico acabará com a possibilidade de se prever a ocorrência das chuvas”, disse, após demonstrar por meio de estatísticas que o planeta enfrentou nos últimos anos aumento nas temperaturas médias. Além disso, Gore apresentou dados que indicam aumento nas ocorrências de calor extremo, acima de 50 graus Celsius, em países como o Iraque e Paquistão.

Ao final, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos ressaltou a importância de um esforço conjunto para contornar o problema em tempo de evitar os efeitos mais catastróficos. “Nós temos que tomar a decisão de que isso é uma prioridade para nós. Nós temos que ir rapidamente em frente e, se queremos ir longe, temos que ir juntos”.

 
Caros leitores, eu não vou nem comentar, apenas deixo-lhes uma pergunta: Em quem vocês acreditam? Nos dados do HadCRUT ou no Sr. Al Gore?
 
Maurício Porto
Rio de janeiro, 29 de setembro de 2012.
 
.

Nota do blog terrorismo climático:

Para quem não sabe o que é o HadCRUT, aqui vai a explicação da Wikipédia: HadCRUT é o conjunto de dados mensais de registros de temperatura formados pela combinação dos registros de temperatura da superfície do mar compiladas pelo Centro Hadley do Met Office do Reino Unido e os registros de temperatura da superfície da terra compilados pela Unidade de Pesquisa Climática (CRU) da Universidade de East Anglia.

.

abraços tropicais!

 
Anúncios

Exercite seu ceticismo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s