A manipulação de dados do IPCC posta em causa.

Publicado: julho 17, 2012 em Arquivo BFC!
Tags:, ,
 

Um estudo recente apresentado no encontro da União Europeia de Geociências (European Geosciences Union) demonstra que o aquecimento global ao longo do século passado foi de apenas cerca de metade [0,42 ° C] do que o aquecimento reivindicado pelo IPCC [0,7-0,8 ° C]. O texto aponta que em 2/3 (67%) das estações meteorológicas analisadas, ajustes questionáveis foram feitos para os dados brutos que resultaram em um “aumento de tendências positivas, diminuição das tendências negativas, ou mudanças nas tendências negativas para positivas”, enquanto “as proporções esperadas seriam de 1/2 (50%)”.

vi no:  terrorismo climático

Segundo os autores,”práticas de homogeneização [ajustes dos dados brutos] usados até hoje são, principalmente estatísticos, que não são bem justificados pelos experimentos, e raramente são suportados por metadados. Pode-se argumentar que muitas vezes levaram a resultados falsos: características naturais das séries hidroclimáticas históricas são tratadas como erros e são ajustadas”.
“Enquanto a homogeneização é esperada para aumentar ou diminuir as tendências multianuais em proporções iguais, o fato é que em 2/3 dos casos as tendências aumentam após a homogeneização””Os resultados acima expressam algumas dúvidas na utilização de procedimentos de homogeneização e tendem para indicar que o aumento da temperatura global durante o último século é menor do que 0,7 – 0,8 ° C.

“Abaixo estão slides selecionados. A apresentação completa está disponível aqui

Investigação de métodos para a homogeneização de dados hidroclimáticos
Steirou, E. e D. Koutsoyiannis, investigação de métodos para a homogeneização de dados hidroclimáticos, European Geosciences Union General Assembly 2012, Geophysical Research Abstracts, Vol. 14, Vienna, 956-1, European Geosciences Union, 2012.Investigamos os métodos utilizados para o ajustamento de inomogeneidades de séries históricas de temperatura cobrindo os últimos 100 anos. Baseado em um estudo sistemático da literatura científica, classificamos e avaliamos as heterogeneidades observadas nas séries históricas e modernas, bem como seus métodos de ajuste. Acontece que esses métodos são essencialmente estatísticos, não muito bem justificados por experiências e raramente são suportadas por metadados. Em muitos dos casos estudados, as correcções propostas nem sequer são estatisticamente significantes.
Do banco de dados global do GHCN – Versão Mensal 2, examinamos todas as estações contendo dados brutos e ajustados que satisfazem a determinados critérios de continuidade e de distribuição sobre o globo. Nos Estados Unidos da América, por causa do grande número de estações disponíveis, as estações foram escolhidas após uma amostragem adequada. No total foram analisadas 181 estações de todo o mundo. Nestas estações foram calculadas as diferenças entre as ajustadas e as não ajustadas para as tendências dos 100 anos.

Verificou-se que em dois terços dos casos, o procedimento de homogeneização aumentou as tendências positivas ou diminuiu as tendências de temperatura negativas.

Um dos métodos mais comuns de homogeneização, o ‘SNHT para mudanças simples’, foi aplicado às séries históricas selecionadas com características estatísticas, ocasionalmente, com compensações. O método foi satisfatório quando aplicado a dados independentes normalmente distribuídos, mas não em dados de longo prazo.
Os resultados acima expressam algumas dúvidas na utilização de procedimentos de homogeneização e tendem a indicar que o aumento da temperatura global durante o último século foi entre 0,4 ° C e 0,7 ° C, onde os dois valores são as estimativas derivadas de dados em bruto e ajustados, respectivamente.

O texto completo:
Apresentação (1071 KB)
Resumo (35 KB)

Fonte: THE HOCKEY SCHTICK

Anúncios

Exercite seu ceticismo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s